quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sobre a perda de anima

(Escultura: O Rapto de Proserpina, de Bernini)
Em latim, "anima" quer dizer alma ou psique. É o termo que Jung utilizou ao deparar-se com a interioridade feminina do homem.
Anima é aquilo pelo que os homens se apaixonam; ela os possui enquanto humores e desejos, motivando suas ambições, confundindo seus raciocínios.
A anima também pertence à interioridade das mulheres, e não somente àquilo que toca seus relacionamentos com os homens. Anima refere-se, numa só palavra, à interioridade.
Perda de anima é comum no final de um caso de amor. Há uma perda da vitalidade e da realidade, não apenas em relação à outra pessoa, ao caso e ao amor, mas também em relação a si mesmo e ao próprio mundo.
"Nada mais parece real." "Sinto-me morto, vazio, mecânico como um robô."
Acontece com homens e mulheres: a alma perdida de Deméter, quando Cora é capturada por um poder escuro e invisível, leva todo o mundo natural a uma parada.

James Hillman - Anima - Anatomia de uma Noção Personificada - Editora Cultrix
Leio este livro e vejo como é difícil a psicologia de Jung.
Mas a história de Deméter e de Cora também me interessou. Mãe e filha:
"Cora ou Proserpina (correspondente na Grécia a Perséfone) era filha de Zeus com Demetra, uma das mais belas deusas de Roma. Enquanto colhia flores, foi raptada por Hades, que fê-la sua esposa. Sua mãe, desesperada com o desaparecimento da filha, caiu numa fúria terrível, destruindo as colheitas e as terras. Somente a pedido de Zeus, acedeu a devolver a vida às plantas, exigindo, no entanto, que Hades lhe devolvesse a filha. Como, por um ardil deste último, Proserpina havia comido um bago de romã, não poderia abandonar o submundo de forma definitiva. Acabou por se encontrar uma solução do agrado de todos: Proserpina passaria metade do ano debaixo da terra, no submundo, na companhia do marido - corresponde essa época, ao Inverno, quando Deméter, desolada, descuida a Natureza, deixando morrer as plantas - e a outra metade do ano à superfície, na companhia da mãe - corresponde ao Verão, quando a Natureza renasce, fruto da alegria de Deméter."
E é dentro da mitologia que eu vejo as melhores explicações para as coisas da vida...

Nenhum comentário: