De mim suor frio escorre e um tremor toda me prende. Mais verde que erva estou - e bem morta, por bem pouco, pareço... Mas tudo é para ousar... fr. 31 V
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Eu gosto de 9
Sabe aquela situação do "prefiro isto a aquilo"?
Pois é. Entre nove e dez, prefiro o nove.
A começar pelas provas e testes valendo nota.
Pra mim, quem tira o louvável dez simplesmente não aprendeu tudo, decorou toda a matéria. Tanto que se o professor perguntar de novo, a pessoa "esperta" não vai saber responder, ficará na dúvida, e se outro aluno indagar com um "alto e sonoro": -Ué, mas você não gabaritou? Como é que não sabe?... Pronto. O outro lá, o sabichão, se transformará num "X-Man" imediatamente e acionará seus super poderes, sua cara de peixe, seus olhos "cegantes", as garras e presas de Wolverine e até seus poderes congelantes de Tempestade ou paralisantes de Vampira, toda essa gama e maçaroca pra cima do indivíduo que o desmascara em plena sala de aula.
Por isso um 9 soa mais digno e evita turbulências desnecessárias. Aliás, existe alguma turbulência necessária?Enfim, nem todo mundo sabe, mas quase todo mundo sabe, que ninguém sabe nada, ou quase nada.
Daí, hoje em dia, pouco me estresso com provas escritas ou orais, pois um 10 eu não quero. Vendo. Quer comprar?
Faço questão mesmo é de saber o que não sei, porque o que sei já está sabido, registrado.
Me interessa acertar o que ainda não captei e para acertar, antes tenho que errar.
Não há vergonha nisso.
Fosse assim, nunca teria aprendido a andar de bicicleta ou patins, a nadar, a beijar, a jogar, a dançar, a falar, a escutar.
Escutar é difícil. Difícil mesmo.
Há muito barulho lá fora e dentro da gente.
E contar até nove dá um alívio momentâneo aos rumores do dia a dia.
Os números são coisa simples. Pelo menos para Pitágoras eles eram... E a numerologia, não sei quem inventou, mas também é plena em sua simplicidade.Aprendi aos 12 anos, lendo revista Capricho, e nunca mais me esqueci que a soma de 10 é igual a 1+0, que é igual a um, e que cada número de 1 a 9 tem um belo significado, além de que, há dois números ilustres, muitas vezes raros, o 11 e o 22; estes não devem ser somados. Estava lendo a pouco, que também tem um 33, mas esse desconheço.
Para quem lê e não entende, vai aqui uma tabela, válida para países de língua portuguesa ou estrangeira, que contenham em seu vocabulário letras de A a Z, incluindo J, K, X, W e Y:Mas como se dá a numerologia na Itália, se em seu alfabeto não existe a letra J?
Estudando italiano, descobri que a letra J não existe. Lá eles a substituem por G ou I. Funciona diferente a numerologia no país "da botinha de cano alto" para quem se chama Juliana, Jorge, e para quem faz aniversário em junho, julho ou janeiro.
Só as Giulianas que nascem em Gennaio, Luglio ou Giugno é que podem responder.
As Jéssicas, Jussaras e Joyces, essas, não sei.
Ainda bem que J vale 1 não vale 9!
Contudo, segundo as regras do jogo, o número 1 é dos chefes, o número 2 das pessoas sensíveis, o número 3 dos prazerosos, o número 4 dos trabalhadores, 5 dos aventureiros, 6 dos harmônicos, 7 dos filósofos, 8 dos poderosos, 9 dos humanistas (ah, como eu gosto a cada dia mais desse número, vá lá... tão humanoide!), e, ainda há os importantes números raros, 11 e 22 que são, respectivamente direcionados para os visionários e para os gênios.
A iluminada PARIS somada dá 9. Realmente, é uma cidade bastante humanitária, humanista, humanística.
Até pouco tempo atrás era!
Viva a liberdade, a igualdade e a fraternidade!
Falando nisso, o 9 nas idades limite: 19 - 29 - 39 - 49 - 59 - 69... opa! Que beleza e que harmonia num 69!... 6+9 dá 15 e 1+5 dá 6. Número harmônico e um tanto tântrico!
Crise nos 19?... Pra que se você quer se tornar um chefe? Parta pra cima e vá!
Preocupação aos 29?... Você está pretensiosamente se tornando um visionário. Então, "go ahead and don't worry, be happy"!
Aos 39, hum... está preocupado com o que, se o prazer te chama? Vá alcançá-lo!
49... OK, já se deu conta de que tem quase meio século? Você trabalhou muito e agora merece descanso ou mais trabalho? Escolha a mão que vai tomar e não olhe pra trás.
59... Tem quase sessenta? Senta e pensa numa aventura boa que ainda não realizou. Realize!
69?... De novo?... Já disse que está tudo em harmonia. Daqui pra frente é só seguir, até onde der pra chegar, numerando ou zerando, só pra variar...
No véu, no vá, no vô, no vê, no vi, no vu.
Noves fora?...
Ah, e é claro que a partir das nove horas você pode dar de presente sim, uma boa 'vu-vu-ze-la'... só pra ela!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário