De mim suor frio escorre e um tremor toda me prende. Mais verde que erva estou - e bem morta, por bem pouco, pareço... Mas tudo é para ousar... fr. 31 V
sábado, 4 de agosto de 2012
Babilônia e Babel
Saio com uma unha quebrada.
Saio meio acabrunhada.
Mas saio de pé, não saio deitada.
Uma mente transtornada, um corpo esgotado, por uma coisa em vão?
Tem guerras que valem a pena, outras, não.
Quando há algo que ultrapassa os limites de uma saúde mental e física, é hora de navegar por outras lógicas matemáticas e financeiras.
Fosse a guerra do Iraque, mas é a guerra do Paraguai.
Há muita diferença entre uma e outra.
O nível do ganho é infinitamente desproporcional ao lucro.Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.
Em qualquer triângulo retângulo, a hipotenusa é maior que qualquer um dos catetos, mas menor que a soma deles.
O teorema de Pitágoras já teve muitas demonstrações publicadas.
Não se sabe ao certo qual seria a demonstração utilizada por Pitágoras. Entretanto, muitos autores concordam que ela teria sido feita através da comparação de áreas.
Esta demonstração se baseia na proporcionalidade dos lados de dois triângulos semelhantes.
Pode-se chegar ao teorema de Pitágoras pelo estudo de como mudanças em um lado produzem mudanças na hipotenusa e usando um pouco de cálculo. É uma demonstração baseada na interpretação métrica do teorema, visto que usa comprimentos, não áreas.
Matemática é difícil, não é pra qualquer um.
Se num triângulo o quadrado em um dos lados for igual à soma dos quadrados construídos sobre os dois lados restantes do triângulo, o ângulo formado pelos dois lados restantes do triângulo é um ângulo reto.
Talvez nenhuma outra relação geométrica seja tão utilizada em matemática como o teorema de Pitágoras.
Ao longo dos séculos foram sendo registrados muitos problemas curiosos, cujas resoluções têm como base este famoso teorema.E também, ao longo dos anos, sabemos que a probabillidade e a possibilidade de esbarrarmos no planeta Terra com pessoas que só nos chateiam é infinita.
Por isso admiro as pessoas velhas.
Haja muita paciência para viver num planeta onde a maioria da sociedade que nos rodeia fede. E nós temos que conviver com o fedor.
O mundo não é um lugar justo. Por isso é o planeta Terra.
Se fosse justo, seria outro, não a Terra.
E as três lições mais importantes que a gente aprende e nunca pode esquecer, depois que adquirimos maturidade, são: há de haver harmonia, há de haver sabedoria e há de haver paciência.
Mas quem as tem?
Só e somente os admiráveis velhos.
Admirável mundo novo?
Bah!... Nheiro bem bonito... só pra defecar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário