domingo, 4 de abril de 2010

Então isso é a Páscoa

Páscoa... Com amigos, sem amigos, com família, sem família. Enfim, a Páscoa do ano de 2010 passou. Em brancas nuvens. E sem muitos chocolates. Foi-se mais uma data religiosa, mais uma celebração, mais um feriado nacional e internacional. Mais um motivo para se pensar que a maior vantagem em se ter uma religião e de segui-la é poder olhar para o calendário e ver a enorme quantidade de feriados santos que se tem ao longo do ano, de janeiro a dezembro, enquanto que, para quem optou por ser ateu, com seu pensamento racional e lógico, dar uma breve olhada no calendário o fará lembrar nas horas vagas, que quem perde pontos em matéria de esperteza, são os próprios, pois não há nenhum feriado a que se possam comemorar os ateístas, mesmo que se entitulem gênios ou super gênios num lugar onde não há mais tanto espaço para seres tão geniais. Se não creem em Deus nem em santo algum, muito menos em seus milagres, vão comemorar o que?
"No mundo grego, ecumenismo significava "terra habitada", e tinha o sentido de "povo civilizado", de cultura aberta, tanto com uma perspectiva geográfica, como de civilização. Com as conquistas do império romano, o termo ganha mais uma conotação, a conotação política. Já no cristianismo, a palavra é utilizada numa perspectiva espiritual: a "terra habitada" passa a ser considerada obra de Deus, tornada habitável pela colaboração humana. Assim, assume a conotação de uma tarefa a realizar.
Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega "oikos" (casa), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões ou, mesmo, da humanidade. Neste último sentido, emprega-se também o termo "macro-ecumenismo".
O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.
Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas. Nos ambientes cristãos, a relação com outras religiões costuma-se denominar diálogo inter-religioso."
E salve, salve a minha pequenina pesquisa sobre a palavra ecumênico no site Wikipedia. Eu precisava saber, para continuar respeitando os cultos, apesar de ser convictamente atéia.